terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Ponte Rainha D. Amélia

Recentemente em um trajeto Santarém – Marinhais, resolvi optar por um caminho pouco utilizado e que serve de ligação a várias fazendas produtoras da região. Quando me aproximei do limite entre os concelhos de Salvaterra de Magos (onde se localiza Marinhais) e Cartaxo, limite traçado pelo rio Tejo, tive uma boa surpresa:

Vídeo da travessia da Ponte em 15/12/2020 (data no vídeo com erro)


Deparei-me com a Ponte Rainha D. Amélia, também conhecida por Ponte D. Amélia, que é uma antiga ponte ferroviária portuguesa e que foi convertida para uso rodoviário.

Fonte: trainlogistic.com

Está ponte foi inaugurada em 14 de Janeiro de 1904, pelo rei D. Carlos. Trata-se de uma ponte metálica com 840m com assente sobre treze pilares e dois encontros, com vãos de 60m.

Fonte: Rede Regional



http://www.railfaneurope.net/pix/pt/misc/bridge/Morgado/Morgado_03.jpg

Foi esboçada pelo engenheiro António de Vasconcellos Porto em 1901, tendo a primeira estaca sido batida em Julho de 1902, como ato cerimonial para o início da construção da ponte. Nos finais desse ano, as peças para o primeiro tramo já se encontravam a caminho de Lisboa, vindas das oficinas da sociedade Fille Lilles e a fabricação das peças teve a supervisão do engenheiro Audouard, famoso por este tipo de projetos.

Na altura da sua construção, a Ponte Rainha D. Amélia era considerada a mais extensa ponte para caminho de ferro da Península Ibérica.

Em 1980, foi construída uma nova ponte ferroviária ao lado da antiga ponte, mas só em 2001 após exigências das populações limitantes, foram feitas obras para adaptação ao uso rodoviário e com circulação em via única semaforizada e com limites de carga adaptado às condições do projeto.

Fonte: http://www.railfaneurope.net/pix/pt/misc/bridge/Morgado/Morgado_09.jpg


Para informações completas sobre o projeto e a construção:

Dados técnicos do projeto e construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário