terça-feira, 5 de setembro de 2023

Estação de comboios de Nantes para o Aeroporto

Recente programei uma viagem a França e previamente procuro saber as melhores formas de acesso dos aeroportos às estações centrais e ao centro das cidades nos dois sentidos. A internet é farta em informações para quem procura viajar, encontramos tudo, mas pela primeira vez tive imensa dificuldade em conseguir informações precisas de como me dirigir da Estação Central de Nantes para o Aeroporto. Com muita dificuldade encontrei peças poucos claras sobre o assunto e tive que perguntar "in loco" para completar a informação. Assim resolvi detalhar nesta postagem. Lembrando que a estação Central de Nantes é de fácil acesso e está próxima aos principais pontos turísticos da cidade.
Origem: Google Maps
O aeroporto não é muito distante:
Origem: Google Maps

Evidentemente existem as possibilidades tradicionais e mais caras (taxi e transfer), mas quem procura gastar menos (meu caso), o autocarro, Metro ou Comboio são os ideais e no caso de Nantes não existe uma opção de linha tradicional direta como na maioria dos aeroportos, apenas a linha 3 do TRAM (espécie de metro de superficie) que chega "próximo" ao aeroporto na sua estação final (2.700m em linha reta) e proporciona uma conexão com a linha 98 até a rotunda do aeroporto que fica a aproximadamente 400m do acesso ao Terminal, além de que a estação do TRAM mais próxima da estação de comboios fica a quase 1.200m. O tempo ronda os 45 minutos. A passagem custa 1,80 euro nos terminais automáticos ou 2,50 euros com o motorista com limite de uso de uma hora.
Origem: Google Earth
Origem: Google Earth
Origem: Google Earth

Resta então a opção da linha 38, Navete Aeroporto ou NA (São as três formas que encontrará nos mapas online), específica do aeroporto que liga de forma direta a Estação de Comboios e o Terminal 2 do Aeroporto nos dois sentidos, o custo da passagem é 10 euros e vendida nos terminais automáticos (Opção: Ticket Navette Aéroport), mas a localização do ponto de embarque junto a Estação de Comboios foi uma tarefa que me fez perder algum tempo....Os franceses na sua habitual "simpatia" com quem fala inglês, não tinham muito interesse em informar ou não sabiam... Vou agora explicar passo a passo sua localização: 

 1-Localiza-se no lado Sul do Terminal (ver mapa).
Origem: Google Maps

2-Não se deixe enganar pelas muitas paradas de autocarro logo a saida/entrada do lado sul. Olhe as placas indicativas junto a estas paradas e lembre-se que o terminal está na suas costas e na parte baixa da placa, orientando você a seguir para a direita e ao fundo.
3-Existe um terminal automático logo a saida do lado Sul ao pé das paradas de diversas linhas onde pode comprar o ticket (Navette Aéroport) e outro exatamente na parada correta, que tem várias indicações relativas ao Aeroporto.
5-O intervalo entre os autocarros é de 20 minutos....Ele para durante poucos minutos na parada e segue direto ao T2 do Aeroporto, com duração aproximada de 20 minutos. A parada fica exatamente em frente ao acesso do Terminal 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário