domingo, 7 de outubro de 2018

Viagem de Hamburgo a Copenhague - Uma surpresa


A PREPARAÇÃO

No dia 12 de setembro de 2016 acordei cedo como de costume e me dirigi ao trabalho e as 06h30min já estava em minha sala na SEUMA (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente). Era meu costume ir cedo para fugir dos engarrafamentos e para ter um pouco mais de produtividade no começo da manhã, já que meu ambiente de trabalho era caótico devido a quantidade de pessoas em um mesmo ambiente.

Na meia hora inicial, via rapidamente os e-mails e em seguida, passeava sobre as promoções das companhias aéreas, buscando promoções com dinheiro e com milhas (atitude comum em viciados em viagens) e para minha surpresa ao entrar no site da TAP, vi uma promoção com milhas para classe executiva em viagens de Fortaleza para Lisboa e pasmem: apenas 50.000 milhas e para minha felicidade eu tinha mais do que isso na minha conta Victoria (Plano de milhagem da TAP). Rapidamente vi as datas disponíveis e 5 minutos depois comprei a passagem.
Foto: https://www.mapasmundi.com.br/catalogo/


Cópia da passagem


Evidentemente comprei porque já estava planejando uma viagem a Europa para visitar minha filha que mora em Hamburgo na Alemanha e depois de ter aproveitado rapidamente a promoção, planejaria com calma o resto, foi o que fiz.

  • Realmente tem que ser rápido, pois estes tipos de promoção são de curta duração e com quantidade de lugares reduzidos, principalmente quando se trata de classe Executiva. 

Busquei os preços do trecho Lisboa-Hamburgo e de repente, olhando no mapa da Europa, vi a cidade de Copenhague relativamente próxima a Hamburgo e assim, logo decidi que seria a vez de dar um pulinho lá para conhecer uma cidade da Escandinávia. Retornaria a Lisboa saindo de Copenhague e o trecho de Hamburgo a capital da Dinamarca faria de trem, assim veria toda a paisagem que o trecho me possibilitasse.

Entrei no site da empresa de trem da Alemanha, a Deutsche BAHN e busquei as opções do trajeto:

Página inicial da DB onde simulo as opções que me foram oferecidas no mesmo dia da viagem (05/12)

  • Existem sites que gerenciam passagens de todas as companhias de trem da Europa, mas cobram taxas e a entrega das passagens é burocrática e às vezes demorada. No site direto das empresas você recebe os tickets online imediatamente, basta optar por está opção.


Em seguida, após selecionar o dia, consultei as primeiras opções relativas à manhã do dia 05 de dezembro:

Três primeiras opções da página com a escolha do horário inicial de 6:00 AM

Em viagens de trem, sempre busco evitar muitas conexões e evidentemente busco optar por trajetos diretos e nas opções iniciais apresentadas, apenas a terceira era direta (veja na tabela o horário de 09:28 com a marcação "0" sinalizada com círculo vermelho e seta vermelha). Foi a que escolhi.

A compra foi rápida com o uso do cartão de crédito e nas demais etapas o tipo de vagão que queria (inclusive com a opção do silencioso em algumas composições), o tipo de cadeira: corredor, janela ou com mesa central.

  • A opção de escolha do assento normalmente é cobrada, caso não opte por escolher, a empresa lhe dará um assento escolhido por ela.


Escolha do assento
  • Vale lembrar que em alguns países (A Alemanha é um deles), é necessário apresentar o cartão de crédito que foi utilizado para compra da passagem durante a fiscalização a bordo do trem.

    O hotel foi o último passo e neste caso busquei nas proximidades do aeroporto de Copenhague, já que meu voo seria muito cedo e eu não conhecia a cidade e consequentemente as facilidades e dificuldades de deslocamentos.

     Passagens compradas, trajeto de trem solucionado, hotel reservado, restava realizar a viagem e ela chegou e ocorreu de forma perfeita em relação ao planejamento, mas foi no trajeto do trem que tive uma grande surpresa.

A SURPRESA


    Acordei cedo em Hamburgo e fui com minha filha para a estação central para a viagem. O tempo estava muito frio, mas como de costume cheguei cedo para procurar a plataforma de embarque correta.

Embarque em Hamburgo (horário da foto sem atualização para o local)


    O embarque ocorreu com pontualidade e de minha da janela passei a acompanhar as paisagens que a viagem me proporcionaria.

Captura de filmagem pessoal



     Mas em determinado momento a velocidade do trem diminui e o trânsito de veículos leve e pesado na via lateral também diminui a sua velocidade.
     
     Muitas estruturas metálicas de grande porte se apresentam na parte externa, barulho de ferragens em conflito. Escurece rapidamente e uma iluminação artificial repõe a iluminação do local e em determinado momento o trem para.....Alguns momentos de silêncio se seguem e logo em seguida uma voz no alto-falante ( em alemão, depois provavelmente em dinamarquês e finalmente em inglês), informa: "Convidamos aos passageiros para visitar as áreas comerciais localizadas na parte superior."
      
      Pensei: O trem não tem parte superior!   ?????


    Todos os passageiros estavam saindo do trem (deixando as bagagens na cabine) e evidentemente eu não iria ficar sozinho....acompanhei-os.
   
     Continuava sem entender o que estava ocorrendo......subi algumas escadas seguindo os demais passageiros e finalmente cheguei na parte superior, onde observei um grande restaurante do lado esquerdo, várias lojas do lado direito e uma área externa à minha frente.

Captura de filmagem pessoal


      Segui para a área externa e finalmente descobri o que estava ocorrendo:






      Isso mesmo, eu estava dentro de um gigantesco navio. 

   Não havia uma ponte ligando a Alemanha à Dinamarca neste ponto, como eu imaginava. Tudo era transportado por estes gigantescos navios. 

   "Meu trem" estava lá embaixo, paradinho, juntamente com inúmeros carros, ônibus e caminhões de carga.



     
     Evidentemente após descobrir o que se passava, fui pesquisar e conhecer a situação. Subi, desci, perguntei....fiquei totalmente encantado com a novidade.



   
     Próximo ao fim da travessia, um anuncio sonoro solicitava o retorno de todos aos seus veículos. Chegando ao ponto de entrada na Dinamarca, a mesma situação anterior ocorreu e novamente lá estávamos sobre os trilhos em terra, até a cidade de Copenhague. 

    Evidentemente, após a viagem, busquei todas as informações possíveis sobre o trajeto:
Pesquisa no Google

Pesquisa no Google Maps
      Foi um presente que recebi, passando a fazer parte de minhas lembranças favoritas.

      Links de pesquisa sugeridos: 
      



2 comentários: